PODEROSAS… TAMBÉM COM AS PALAVRAS!

Foi uma semana de férias fantásticas, uma semana intensa onde não faltaram as palavras… Durante o fim  semana numa das conversas lá em casa, falávamos de pessoas que temos ao nosso lado, que de uma forma ou de outra fazem parte das nossas vidas..   No meio da conversa, surgiram as PALAVRAS : Lealdade e a Fidelidade. Até aquele momento, confesso que quando queria empregar alguma das duas, empregava a que me viesse primeiro à memória, não fazia qualquer tipo de distinção… Acho que sempre falei das duas de igual forma e  intensidade…Mas descobri, que estava a fazer mal… Pelo menos não estava a dar a importância que cada uma deve ter. Quando perguntei,  qual era a diferença, rapidamente obtive a resposta: ” Para mim fidelidade é um sentimento mais superficial, que por vezes somos obrigados a ter, lealdade é mais profundo, nasce contigo, a lealdade oferece se. E posto isto, descobri, que muitas das vezes quando emprego a palavra fiel, na verdade deveria empregar a palavra leal e vice versa!! Não obstante e porque sou teimosa,  fui ver o significado da coisa, o que confirmou a teoria… Vejam o que encontrei: “Fidelidade é obrigação, Lealdade é oferecida, Fidelidade é cobrança  Lealdade é entrega” Duas palavras fortes mas pelos vistos uma mais poderosa do que  a outra.. Ora está claro, que não poderia deixar passar o tema em branco, o PODER DAS PALAVRAS daria lugar a muita escrita…..  Mas o objectivo é mesmo lançar o tema para nos fazer reflectir, gosto de reflectir tenho assim esta natureza estupidamente fantástica de reflectir, reflectir a todo o momento mesmo quando não devo, refletir, isso mesmo, apenas reflectir e agora quero reflectir  no poder  das PALAVRAS.  Um poder absolutamente fantástico e ao mesmo tempo assustador, grande, imenso poderoso .  As palavras podem nos derrubar, ou fazer emergir de um estado qualquer, motivar  ou arrasar , emocionar ou tirar  de nós, arrancar-nos da razão. Aproximar-nos de alguém ou afastar . Pode ser doce ou ter o amargo do fel, para quem ouve e para quem diz. Pode transmitir doçura, amor, paixão, admiração, respeito, entrega, ou pode simplesmente transmitir indiferença, rancor, ódio, raiva. Não podemos imaginar o poder que cada palavra dita, pode ter em nós e no outro. Uma palavra, uma só única palavra pode ter o dom de mudar o nosso instante e a vida é feita de instantes. Que esta semana se mude algo em nós e nos outros,  apenas com uma palavra. É tudo uma questão de exercício. Começo já a treinar…

image

Para além de serem poderosas com as palavras ao longo da semana, comecem já a pensar também nas 6 peças “must have” a ter no armário ao longo de toda a estação, deixo vos com a primeira: O Casaco de pele ou polipele, não interessa, interessa é que seja poderoso. Deixo vos com alguns exemplos de modelos de casaco pele e polipele, que podem encontrar facilmente em qualquer uma das lojas mencionadas, loja física ou web.

E vocês, quais as palavras que acham mais poderosas?

 

 

 

 

23 thoughts

  1. Já tinha ouvido falar desta (GRANDE) diferença entre Lealdade e Fidelidade. E sim, até essa altura, também usava uma ou outra como se fossem sinónimos. 🙂 Mas agora já sei e uso cuidadosamente cada uma.
    Quanto as palavras poderosa, já referiram aqui muitas mas gostaria de acrescentar estas:
    Fé (no que somos, no que conseguimos e no futuro)
    Perdão (porque nem sempre é fácil perdoar e aceitar)
    Liberdade (num mundo tão mecanizado e em que somos constantemente bombardeados e “forçados” a sermos todos iguais, conseguir ser livre e diferente é um grande feito)
    Esperança (com tantas más noticias – falências, desemprego, miséria, fome, …- continuar a acreditar em melhores dias já é meio caminho andado para a mudança).

    Liked by 1 person

  2. A realidade é que qualquer palavra pode ter mais peso que certas acções, depende da força que lhe damos. Lealdade e fidelidade são palavras que certamente empregavas com uma definição clara na tua cabeça, tal como a palavra Amor, nem sempre todos a aplicamos sob a mesma definição 😉

    Liked by 1 person

    1. É bem certo que uma palavra pode ter mais peso que muitas acções, gosto muito do provérbio Tibetano ” As palavras não têm ponta, nem corte, mas podem ferir o coração de um Homem.” Boa noite:)

      Gostar

  3. excelente post!!!
    bem sabe mesmo fazer refletir,gosto disso!!!
    acrescento a palavra e o sentido de vida de quem tem humildade!!
    mas o que se entende por humildade?!
    Humildade significa terra fértil, vem da palavra húmus que significa : solo sobre nós. É a qualidade das pessoas que procuram se manter no nível dos outros, ninguem é pior ou melhor do que os outros, todos estamos no mesmo nivel de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade!!!

    bastante poderosa esta palavra,nao acha?! 😉

    boa noite!

    Liked by 1 person

    1. Completamente de acordo! No meu dia a dia, tento assentar num tripé importantíssimo que só funciona se houver um equilíbrio entre 3 palavras que considero fortíssimas: Carácter, Honestidade e humildade.. Nenhuma só por si funciona de forma isolada, tento manter um equilíbrio entre as 3. Sem dúvida que Humildade é uma palavra poderosíssima! 😉

      Gostar

    1. LL , adoro pessoas que me fazem pensar.. Fica a promessa de desenvolveremos o tema com todo o tempo e importância que merece… Não acredito muito na sorte, acredito muito mais no treino, na dedicação e na paixão que se deposita ao realizar algo. Muitas pessoas com treino e dedicação poderão ambicionar muito mais, chegar muito mais longe, superarem se que é mais uma das palavras que adoro! Muitas das vezes até treinando se descobrem dons que não sabíamos existir…

      Gostar

  4. Eu me considero mais leal que fiel, eu sempre estarei lá quando um amigo ou familiar precisar, posso deixar qualquer coisa para ajudar alguém que eu amo. Mas fidelidade, para mim, fidelidade tem a ver com não trair, e trair é algo tão complicado, será que fazer um novo amigo é trair? Não sei, gosto de ser livre, sem me preocupar em em ter apenas um amigo, sem me sentir mal se vou ao cinema com uma amiga, enquanto a outra saí com outros amigos. Hahaha, pelo menos na minha visão, lealdade é bem mais profundo que fidelidade.

    Gostar

Obrigada pela visita!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s